/Meu filho quer um celular! E agora?

Meu filho quer um celular! E agora?

No mundo atual é difícil imaginar a nossa vida sem celular. A dependência dessa tecnologia atingiu um patamar que envolve até mesmo as crianças e, hoje, é muito comum encontrar um pequeno portando celular ou tablet em lugares públicos. Mas, muitos pais se perguntam: qual a melhor idade para dar um smartphone aos filhos?

Na verdade, não existe uma regra, depende de cada caso. Muitos pedagogos acreditam que dos 9 aos 13 anos a criança já pode ter o primeiro celular, mas alguns especialistas defendem seu uso apenas a partir dos 12 anos. Os pais devem levar em conta a responsabilidade e o cuidado que a criança demonstra no dia a dia na hora de decidir presenteá-la com o aparelho. Observar ainda se o filho deseja o celular apenas porque os colegas têm, pois nesse caso, mesmo decidindo pelo presente, devem ensiná-lo que os bens materiais não são necessários para ser aceito em grupo e que o mais importante é ser uma pessoa íntegra.

Mas é preciso sempre ficar atento e supervisionar, afinal os perigos da internet são muitos. Uma solução é liberar internet com Wi-Fi e, assim, ter mais controle sobre o tempo que a criança passa na frente da tela do celular. Incentivar o uso de aplicativos de lógica e ortografia também é uma boa pedida, pois estimula a educação de uma forma divertida.

Tome cuidado, porém, para que o aparelho não vire o principal passatempo. Lembre-se de que o mundo digital é muito importante para os pequenos, mas os brinquedos reais e o relacionamento com os amigos e familiares também são fundamentais para o seu desenvolvimento.

Fontes: claudia.abril.com.br e blog.bemmaisseguro.com

2017-11-21T16:02:56+00:00